segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

Benedita: Cerveja cuiabana com Furrundu


Foto: Divulgação
Faz um tempo que se ouve falar na tal Benedita. Nas redes sociais, ela já circulava como experiência, como projeto, como sonho e, agora, seu primeiro lote circula em “carne, osso” e rótulo no mercado de Cuiabá, à disposição do grande público desde o fim de semana.

A Benedita Furrundu Stout é uma cerveja gourmet produzida com puro malte de cevada e que traz entre seus ingredientes um dos doces mais icônicos da cultura gastronômica de Mato Grosso, o furrundu, feito com mamão, rapadura e gengibre.

A bebida foi idealizada por dois jornalistas apaixonados por cerveja e interessados na valorização da cultura local, Rodrigo Vargas e Anselmo Carvalho Pinto, que dizem que, apesar da presença do furrundu, a cerveja não apresenta sabor doce, mas, sim, certo amargor. A função do doce típico é contribuir para a formação de álcool, no aroma de rapadura e gengibre e no gosto residual.

Em 2012 a Benedita começou a ser desenhada em experiências caseiras. Em princípio, os amigos adquiriram um kit de apenas 20 litros. Logo nas primeiras levas, com a aprovação de parentes e amigos, os dois foram incentivados a ampliar e profissionalizar a produção. De 20 litros, passaram para 40 e, depois, para 200, o que também não foi suficiente.

Foto: Divulgação
No final do ano passado, a Benedita firmou uma parceria com a Cervejaria Invicta, de Ribeirão Preto (SP), considerada uma das melhores do país. Com a receita cuiabana e o tradicional furrundu, na Invicta foram produzidos 3 mil litros de Benedita Furrundu Stout.

Este primeiro lote foi disponibilizado no fim de semana no Empório Serra Grande (Praça Popular), Alpha Beer (Alphaville), Big Lar (Miguel Sutil), Gran Bazar (Pedro Celestino), Conveniência Premium (Praça Clovis Cardoso) e Mundaréu (Verdão), segundo informaram os criadores da bebida. Eles prometem novos pontos de venda.

Haverá, ainda, na próxima quarta-feira (11) o lançamento oficial da cerveja, no Gran Bazar Pac, em Cuiabá (Pedro Celestino, 494), a partir das 19h30, aberto ao público. Na ocasião haverá vendas da Benedita.  

Alguma dúvida de que já é um sucesso?!

Nenhum comentário:

Postar um comentário